//
está a ler...
Disparate

Lusa Estalinista

A agência portuguesa Lusa tem tiques estalinistas – fez asneira (ao divulgar uma notícia que justificava o despedimento de Domingos Paciência do Sporting com alegados encontros com dirigentes portistas), mas agora teima em continuar a asneirar ao tentar apagar o erro, como se nada tivesse acontecido. Para todos os efeitos, a Lusa determinou agora que a notícia nunca existiu, mas foi publicada em todos os jornais e gerou uma polémica também ela retratada.

Se a notícia estava errada, a agência teria de a corrigir, em notícia divulgada para os clientes. Agora, o facto é que ela existiu e por alguma forma foi divulgada e reproduzida. Tentar esconder isso, é estalinista e um mau serviço à informação. Enfim.

Excertos da Nota da Direcção de Informação da Lusa:

“A notícia foi escrita com base em informações fornecidas por uma fonte que pediu para não ser identificada em quem o jornalista autor da peça depositava toda a confiança”.

“Contudo, tal como a Direcção de Informação reconheceu numa Nota aos Clientes no passado dia 15 de Fevereiro, na elaboração dessa notícia não foram respeitadas as normas essenciais do Código Deontológico do Jornalista nem as regras do Livro de Estilo da Agência, no que diz respeito à necessária confirmação dos dados apurados“.

Como a investigação ao caso revelou que a informação que sustentava o título da notícia não pôde ser confirmada (tendo mesmo sido refutada por Domingos) ea fonte não identificada que serviu de base para a notícia não foi capaz de apresentar provas válidas para sustentar as suas afirmações“, a Direcção de Informação “decidiu anular a referida notícia, considerando que não tem confiança na informação produzida e assumindo o erro na sua divulgação”. 

“Após aturada averiguação feita ao caso, a Direcção de Informação reconhece ainda que não conseguiu reunir provas conclusivas de que a fonte da notícia tenha apresentado informações falsas ou que  tenha agido de má-fé, pelo que declina, para já, o direito de denunciar a sua identidade”.

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: