//
está a ler...
Factual

Pedro Rosa Mendes, o censurado-mor

O jornalista Pedro Rosa Mendes é curiosamente uma vítima permanente de censura e de cabalas. Sempre que fica sem tacho pago á custa dos contribuintes, lá vem a teoria da cabala. Recorde-se que, segundo o próprio, ele já tinha deixado de ser delegado da Lusa em Paris (o segundo tacho mais caro da Lusa no estrangueiro) por causa de uma cabala…

Ontem participou numa conferência no Parlamento Europeu (PE) para falar sobre o fim das suas crónicas na Antena 1, que, no que parece ser mais uma grande cabala, só termiram por num programa de ter tecido críticas aos governos de Portugal e Angola.

Vamos aos factos:

A delegação da Lusa em Paris foi encerrada em Agosto de 2011, no âmbito do processo de reestruturação que a agência noticiosa levou a cabo nas delegações no estrangeiro, com um propósito que, sob qualquer ponto de vista, me parece sensato: apostar nos países de língua oficial portuguesa, tendo até sido feita uma reestruturação dos serviços no Brasil, onde havia três correspondentes (em Salvador da Bahia, Rio de Janeiro e Brasília), para concentrar a Lusa no Brasil em São Paulo. Na Europa, a prioridade centrou-se nas representações em Espanha e em Bruxelas, o que também se entende.

Com o fecho da delegação em Paris foi oferecido a Pedro Rosa Mendes um estatuto e condições de correspondente, mas este recusou e preferiu fazer sair no Expresso uma notícia, a queixar-se de que era vítima de uma cabala:

Ora como se percebe o motivo para o fim da delegação foi simples e até tem mais uma justificação que se entende bem, ao contrário da versão conspirativa de Pedro Rosa Mendes: entre todas as delegações que a Agência Lusa tinha no exterior a de Paris era a segunda mais cara, só superada pela de Angola.

Ou seja, a agência de notícias pública, paga com dinheiro dos contribuintes, tinha de continuar a suportar a vida em Paris de Pedro Rosa Mendes para o manter satisfeito. Como não o fez este passou a ser vítima de uma conspiração.

E agora nova conspiração para o afastar da Antena 1…. Ou será que já sabia que seria afastado e daí ter feito as críticas que fez para depois se poder fazer de vítima. É que cabala por cabala cada um pesca a que mais interessa.

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: